Nosso sonho é criar uma rede de professores, pesquisadores e profissionais competitivos e inovadores para sacudir a ciência brasileira nos próximos anos!

Figura1

 

globaloutreachcenter-icon
Missão

Viabilizar ações de integração, comunicação e desenvolvimento profissional para todos os pós-graduandos brasileiros nos Estados Unidos, principalmente dos campos de pesquisa relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics).

finc3-icon-rocket
Visão

Ser a maior plataforma para o networking entre estudantes de pós-graduação e profissionais brasileiros nos Estados Unidos, empresas, universidades, órgãos governamentais, institutos e centros de pesquisa.
Ser uma referência internacional na difusão e troca de conhecimento científico e tecnológico de modo a consolidar e expandir a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil.


Nossos Palestrantes
Figura1

Gleiser
Dr. Marcelo Gleiser

 Marcelo Gleiser é professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, EUA, onde detém a cátedra de Appleton Professor of Natural Philosophy. Doutorado pelo King's College de Londres, mestre pela UFRJ e bacharelado pela PUC-RJ, Marcelo fez pós-doutorado no Fermi National Laboratory e no Instituto de Física Teórica da Universidade da Califórnia. Sua pesquisa é financiada pela NASA, National Science Foundation, Department of Energy e Templeton Foundation. Em 1994, recebeu de Bill Clinton o prêmio Faculty Fellows Award dado a apenas 15 cientistas em todo o país. Atualmente dirige o Institute for Cross-Disciplinary Engagement no Dartmouth College. É Fellow e Membro do Conselho Geral da American Physical Society e membro da Academia Brasileira de Filosofia. É colunista da Folha de SP e autor de 14 livros, dentre eles A Dança do Universo, prêmio Jabuti de 1998 e O Fim da Terra e do Céu, prêmio Jabuti de 2002. Em 2001 recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, conferido pelo CNPq. Em 2015, o Prêmio Diáspora Brasil.

Nicolelis
Dr. Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis é médico e doutor em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo. É professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica na Universidade de Duke e colaborador do Instituto Internacional de Neurosciência de Natal. Nicolelis é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na interface cérebro-máquina e neuropróteses, sendo o “chute-simbólico” na Copa do Mundo de 2014 um grande marco para sua pesquisa. Seu trabalho avança a ciência no campo de sistemas robóticos comandados pelo cérebro, importantes para pacientes com paralisia cerebral. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela "Scientific American", um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009 pela Revista Época, eleito Personalidade do Ano de 2011 pelo Jornal O Globo através do prêmio Faz Diferença e considerado destaque na ciência pela International Academy of Digital Arts and Science em 2014. Em 2015, Nicolelis foi escolhido como um dos pensadores mais influentes do mundo pela revista norte americana Foreign Policy.

Ana Lopes
Ana Lopes

Ana é bacharel em Ciências com foco em Astronomia e Física pela Universidade de Toronto e atualmente cursa seu mestrado em Administração de Negócios. Ana faz parte do conselho da Fundação SciBr uma organização educacional e científica dedicada a promover o intercâmbio cultural e de cooperação nas áreas de educação, ciência e inovação entre o Brasil e os Estados Unidos. Atualmente Ana trabalha como diretora de Desenvolvimento de Negócios no Escritório de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Boston, que administra o portfólio de invenções em Physical Sciences com a missão de comercializar as tecnologias da universidade e desenvolver relações mais fortes entre a BU e a indústria. Antes do EDT, Ana foi sócio-fundadora de uma empresa de consultoria onde ela conectava empresas de tecnologia brasileira com o ecossistema de inovação de Boston. Ana também trabalhou como estrategista de Desenvolvimento de Negócios da E Ink. Ana tem muitos anos de experiência com a transferência de tecnologia, tendo trabalhado no Escritório de Licenciamento de Tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT).


Dr. Bernardo Lemos

Formado nas áreas de ecologia e genética, Bernardo Lemos obteve o bacharelado e o mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pelo Instituto Nacional de Câncer. Sua pesquisa durante o bacharelado foi apoiada com bolsa de iniciação científica do CNPq e resultou em 11 publicações. Bernardo, em seguida, obteve seu doutorado pela Harvard University em 2007 e é Professor de epigenética ambiental no programa de Fisiologia Molecular e Integrada na Harvard School of Public Health. Seu laboratório atualmente investiga como genomas pessoais respondem unicamente a estímulos ambientais, incluindo dieta, toxinas comuns ao ambiente e nano-materiais. O trabalho tem implicações em doenças tão diversas quanto diabetes, autismo e câncer. Bernardo recentemente recebeu o prêmio New Scholar in Aging Award da Ellison Medical Foundation. Suas pesquisas recentes incluem diversos trabalhos em revistas como Science, Proceedings of the National Academy of Sciences, Nature Genetics, PLoS Genetics, Genome Biology, Frontiers in Genetics, entre outras.


Dra. Ana Carolina Nogueira

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fez o Mestrado e Doutorado em Química, na área de físico-química do cabelo humano, na mesma universidade. Possui 12 anos de experiência na indústria cosmética e 3 anos como professora de pós-graduação em cosméticos, várias publicações científicas em periódicos e participações em congressos. Trabalhou para a Cognis Brasil Ltda. por cinco anos, sendo responsável pela coordenação da aplicação e desenvolvimento de formulações de produtos para o mercado de cuidados pessoais na America Latina. Atualmente é gerente global de desenvolvimento de produtos para cabelo na Johnson & Johnson, sendo responsável pelo desenvolvimento de produtos para atender as necessidades de consumidores de diferentes regiões e culturas.


Dra. Cristina Caldas

Presidente da SciBr Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove redes interdisciplinares de conhecimento e cultura; pesquisadora visitante no MIT, desenvolvendo pesquisa junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Co-fundadora da rede de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston (PUBBoston) e ex-coordenadora do Setor de Cooperação Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Boston, Cristina Caldas vem se dedicando nos últimos anos à localização, engajamento e apoio a cientistas e bolsistas brasileiros(as) nos Estados Unidos, especificamente na região da Nova Inglaterra.

Leonardo Maestri
Dr. Leonardo Maestri Teixeira

Graduado em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Microbiologia Agrícola pela mesma instituição e doutorado em Nanobiotecnologia pela Cornell University, Leonardo Maestri Teixeira é um cientista e empreendedor brasileiro que desenvolveu uma plataforma para o rápido diagnóstico da infecção hospitalar. Em 2015, ele vendeu para a farmacêutica Roche a empresa GeneWEAVE, cofundada por ele durante o período em que fez doutorado nos Estados Unidos. O valor do negócio foi de US$ 425 milhões, aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Leonardo foi bolsista da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de fomento à pesquisa do Ministério da Educação. Atualmente, o cientista dirige o Instituto de Tecnologia e Pesquisa, em Aracaju (SE).


Dr. Márcio F. Resende Jr.

Bacharel em Engenharia Florestal e mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Genética e Genômica pela University of Florida (2014), estudou e desenvolveu formas de incorporar informação de DNA em programas de melhoramento de plantas, a fim de aumentar os ganhos genéticos e reduzir o tempo de geração de uma variedade. Além disso,  no decorrer de seu Ph.D., Márcio planejou e co-fundou a RAPiD Genomics, com o objetivo de popularizar a genômica e diminuir o tempo de geração de variedades mais produtivas em qualquer cultura. Atualmente, ele é o CEO da RAPiD Genomics LLC (Gainesville, FL).


Nossos Convidados
Figura1


Embaixadora Glivânia Oliveira

Antes de chegar em Boston, a embaixadora Glivânia Oliveira serviu como Chefe de Gabinete do Vice-Ministro das Relações Exteriores do Brasil e, antes disso, foi Chefe Adjunta de Missão na Embaixada do Brasil no Paraguai. Em sua carreira, ela também atuou em Londres, Varsóvia e Bissau. Ela ocupou cargos como Diretora do Departamento de Organizações Internacionais, Chefe da Divisão das Nações Unidas, Chefe Interino da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis, entre outras atividades no Ministério das Relações Exteriores no Brasil. Ela tem uma vasta experiência em segurança e paz internacional, operações de paz, Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do desarmamento e tecnologias sensíveis.


Pedro Pires

Pedro é graduado em Farmácia com habilitação em Indústria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Inovação Biofarmacêutica e doutorado em Química pela mesma Instituição. Atuou como coordenador do setor de propriedade intelectual do núcleo de inovação tecnológica da UFMG e como secretário executivo do Fórum Nacional de Gestores de Inovação- FORTEC. Foi cofundador das empresas LABFAR (empresa de desenvolvimento de produtos nanobiofarmacêuticos e prestação de serviços para indústrias farmacêuticas) e PI-TEC (empresa de serviços em gestão da tecnologia, patentes e transferência de tecnologia). Atualmente faz seu pós-doutorado em nanodispositivos para tratamento do câncer no Massachussets Institute of Technology (MIT) e é bolsista da Fundação Estudar e do Ciências sem Fronteiras (CNPq).


Carlos Uehara

Carlos Uehara trabalha no time de operações da Fundação Lemann e está fortemente envolvido na expansão da EdTech Solutions, empresa apoiada pela fundação. Ele fez graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, estudou Administração de empresas na Alemanha e tem experiência de trabalho internacional na Suíça e no Brasil numa empresa americana de consultoria.


Lucas Rocha

Lucas Rocha coordena a área de inovação da Fundação Lemann com o objetivo de acelerar a adoção de inovações de alta qualidade no setor público educacional no Brasil. Formou-se em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá e tem mestrado em Inteligência de Mercado. Antes de trabalhar para a Fundação Lemann, ele trabalhou para instituições financeiras e como engenheiro de software no Brasil e na Malásia.

Nossa Equipe
Figura1


Carleara Rosa

Diretora Geral
PhD Student (State University of New York - Buffalo)


Jéssica Silva

Diretora de Finanças
PhD student (Cornell University)

Joao
João Vogel

Conselheiro
President BRASA/Harvard


Gabriela Veroneze

Coordenadora de Design e Marketing
PhD student (North Carolina A&T State University)


Tássia Pereira

Coordenadora de Recrutamento
PhD student (Texas Tech University)

Gisele (fundo branco).jpg
Gisele Passalacqua

Diretora Geral
MS (Columbia University)

Karin.jpg
Karin Calvinho

Diretora de Logística
PhD student (Rutgers University)

Andre Guerrero
Andre Guerrero

Coordenador de Recrutamento
MS Student (New Mexico State University)

Karina
Karina Lima

Coordenadora de Recrutamento
PhD student (University of Illinois - Chicago)

Vanessa Dias
Vanessa Simões Dias

Diretora Geral
PhD Candidate (University of Florida)


Luana Teles

Diretora de Design and Marketing
BA (Universidade Federal de Goias)

Ariane
Ariane Brotto

Coordenadora de Conteúdo
PhD Candidate (Columbia University)


Luiz Felipe Ungericht

Coordenador de Recrutamento
PhD student (University of Florida)

Glaucia
Gláucia Ribeiro

Vice-Diretora Geral e Conselheira
Coordinator (LASPAU)

Raquel
Raquel Rocha

Diretora de Recrutamento
PhD student (University of Nebraska - Lincoln)

Cristiano
Cristiano Reis

Coordenador de Conteúdo
PhD Student (University of Minnesota)


Sara Dumit

Coordenadora de Recrutamento
PhD student (Washington State University - Spokane)


Realização
Figura1

huba harvard                               cropped-Logo-cor-nome-verde.png


Nossos Parceiros
Figura1


BRASA Grad logo


SciBr-Policromia